Joaquim Arnaldo da Costa, nascido em 1914, desde muito novo tinha uma paixão pelos automóveis que, naturalmente, se veio a repercutir ao longo de toda a sua vida profissional…e pessoal. O fundador da Garagem da Lapa, cedo iniciou-se pelo mundo automóvel com a instrução na condução, tendo sido atribuída a carta de instrutor nº97 a nível nacional em 1951.
Para além da responsabilidade de instrução, Joaquim Arnaldo da Costa, tinha a responsabilidade de realizar a manutenção e reparação da viatura. Apesar do sucesso em 1955, decide mudar de rumo e dedicar-se exclusivamente a manutenção e reparação auto.
Constituição de uma sociedade entre Joaquim Arnaldo da Costa e Fernando Cunha, surge a empresa Brás e Costa, sediada na Rua da Regeneração 68 e apelidada de Garagem da Lapa,
A sociedade desfaz-se, contudo, a paixão pelos automóveis de Joaquim Arnaldo da Costa não esmorece e como consequência nasce a empresa familiar Joaquim A. Costa & Filhos Lda, nas mesmas instalações
A Garagem da Lapa expande-se com as novas instalações situadas na Praça da República, dedicada única e exclusivamente aos pneus e ao abastecimento de combustível.
Garagem da Lapa adquire o seu primeiro pronto socorro em parceria com o ACP. Apesar das dificuldades que existiam na altura em termos de comunicações e tecnologia, os reboques sempre foram uma atividade importante e em crescimento.
Se existe área em que o avanço tecnológico foi exponencial foi sem dúvida a dos automóveis.
Para além da aposta nos últimos equipamentos a Garagem da Lapa encontra-se integrada na rede Firststop desde 1995, tendo sido a 2ª oficina em Portugal desta rede.
A Janeiro de 2017, com a reforma do sócio gerente, António Gonçalves da Costa, entra para os quadros da empresa António Manuel Costa, neto do fundador, seguindo o legado e passando para a 3ª geração.
A Garagem da Lapa decide fazer um rebrand da marca procurando renovar a sua imagem junto do seu publico mais fiel e criando ligações aos novos clientes